A gigante de metal sueca Sandvik recentemente introduziu o que foi chamado de “a primeira guitarra impressa resistente a choques do mundo”. Os caras até desafiaram Yngwie Malmsteen, que constantemente quebra seu instrumento após a apresentação. O produto resistirá a esse desafio?

O corpo do violão era feito de pó de titânio usando uma impressora 3D DMLS. As camadas, cada uma mais fina que um cabelo humano, estão dispostas para formar o corpo do instrumento. O braço da guitarra e o braço foram usinados pela Sandvik Coromant em uma única máquina a partir de uma única peça de aço inoxidável reciclado. A parte de trás do pescoço é escavada por dentro e tem apenas 1 mm de espessura. Os controles de volume e a seção final da guitarra, onde as cordas estão conectadas, também foram criadas usando impressão 3D.

“A manufatura aditiva nos permite criar estruturas muito complexas em pequenos ciclos de produção”, disse Amelie Norrby, engenheira da Sandvik. “Isso nos ajuda a fabricar componentes mais leves, mais fortes e mais flexíveis, com estruturas internas que não seriam possíveis de serem usinadas tradicionalmente. Além disso, você usa apenas o material, minimizando o desperdício “.

Para provar a força do produto, a Sandvik desafiou a lenda do rock Yngwie Malmsteen, que tentará quebrá-lo! Este virtuoso heavy metal sueco é conhecido por suas performances, bem como a fúria que ele joga em guitarras. Malmsteen lançou 30 álbuns e afirma ter quebrado cem instrumentos em sua carreira de quase quatro anos. Isso fez dela a escolha perfeita para a Sandvik.

No vídeo gravado, Malmsteen toca violão na frente de uma multidão animada em um clube de rock perto de Miami – depois do qual ele faz o melhor para destruí-la, mas ele não consegue.

“Essa guitarra é uma fera! A Sandvik está claramente no topo do seu jogo ”, disse Malmsteen. “O resultado é incrível. Eu dei todas as minhas forças, mas era impossível quebrá-lo.

Para tornar o instrumento musical perfeito, os engenheiros da Sandvik se uniram ao famoso guitarrista Andy Holt, da Drewman Guitars.

“Tivemos que inovar de cima para baixo. Não há uma única parte que foi feita antes. Esta é verdadeiramente uma obra de arte ”, explica Holt.

O ponto fraco de qualquer guitarra é que o pescoço se conecta ao corpo. A Sandvik resolveu o problema moendo o pescoço e o corpo principal como uma unidade. “Você pode usar um violão como um martelo e ele não vai quebrar.”

A próxima tarefa era fortalecer o traste e o pescoço ao chegarem ao corpo do violão. Essa decisão tomou a forma de uma nova estrutura de treliça ultraleve. Feita de aço super duplex, uma inovação recente da Sandvik, a estrutura de treliça é a mais forte do mundo para um determinado peso.

“Criar uma guitarra confiável para um músico exigente, como o Malmsteen, ressalta as oportunidades que trazemos para todas as tarefas complexas de produção”, disse Klas Forsström, presidente da Sandvik Machining Solutions.