Protótipo de quadro de scooter de aço inoxidável
A equipe de engenharia da Protolab, da Universidade Técnica de Ostrava, na República Tcheca, desenvolveu o que eles chamam de “primeira estrutura de scooter biônico usando impressão 3D e aço inoxidável”. E, embora o custo do projeto ainda seja exorbitante, alguns especialistas já observaram suas perspectivas de entrar em produção em série.
A equipe da universidade trabalhou com a Renishaw para produzir o quadro e usou o sistema AM 400 diretamente para impressão 3D. “Nosso protótipo é diferente em peso: o quadro de 3,2 quilos é cerca de um quarto mais leve do que um produto tradicional”, disse o Chefe de Engenharia no Protolab 3D Center. “Além de poupar material que conseguimos, tornando as peças leves e vazias, prestamos especial atenção ao design atraente da scooter e à sua aparência desportiva distinta.”
No entanto, outros métodos de fabricação foram usados para fabricação. Por exemplo, para conectar as partes impressas em 4-D do quadro, era necessário usar a soldagem tradicional. “Além disso, colamos elementos compostos de carbono e superfícies funcionais processadas.” Um protótipo de segunda geração está sendo desenvolvido atualmente: está planejado para fazer todo o projeto e eliminar vários inconvenientes.