Recentemente, um usuário do Imgur com o apelido darkshark publicou sua técnica de truque de scanner Samsung Galaxy S10 para obter acesso total ao telefone. Ele usou tecnologia 3D para criar e imprimir uma placa especial que poderia contornar a proteção do smartphone.

Darkshark nos incomodou um pouco mostrando como é fácil se conectar ao telefone de alguém (neste caso, o novo Samsung Galaxy S10), obtendo acesso direto à carteira e a muitos outros aspectos de sua vida pessoal. Além disso, uma placa impressa com uma impressão em muitos casos funcionava melhor do que um dedo real.

“Usei meu smartphone para tirar uma foto de uma impressão digital em um vidro, mas certamente usando uma câmera digital SLR com uma distância focal longa para capturar uma imagem de uma impressão do outro lado da sala ou mais.”

Então o darkshark processou a imagem no PhotoShop e aumentou o contraste, criando uma máscara alfa. O resultado foi exportado para o 3DS Max, onde o deslocamento da geometria nos permitiu obter um perfeito modelo de impressão digital 3D. Depois disso, o arquivo foi enviado para imprimir na impressora 3D AnyCubic Photon LCD, que levou menos de 15 minutos e 3 tentativas.

Essa é uma visão completamente nova não apenas do problema de roubo, mas também da impressão digital e seu uso subsequente para identificação, como muitos de nós (ingenuamente, parece) ainda confiam na digitalização de impressões digitais como uma maneira segura de proteger nossos dados.

“Isso levanta muitas questões éticas”, disse Darkshark. “Nada me impede de roubar suas impressões digitais, e você nem sabe disso, e então imprime luvas com impressões digitais embutidas e cometer crimes.”

“Se eu roubar o telefone de alguém, eles já terão impressões digitais. Eu posso fazer todo este processo em menos de três minutos e executar a impressão 3D remotamente para que tudo seja feito no momento em que eu estiver no lugar certo. A maioria dos aplicativos bancários exige apenas autenticação por impressão digital, para que eu possa obter todas as suas informações e gastar seu dinheiro em menos de 15 minutos ”.