Pela primeira vez na história, cientistas israelenses da Universidade de Tel Aviv criaram um pequeno coração humano vascularizado que é impresso a partir do tecido de um paciente usando uma bioprinter 3D.

Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv publicou um coração que é totalmente consistente com as propriedades imunológicas, celulares, bioquímicas e anatômicas do paciente. Até agora, os cientistas criaram com sucesso apenas um tecido simples sem vasos sanguíneos.

“Esta é a primeira vez que alguém já projetou e imprimiu um coração inteiro transbordando de células, vasos sangüíneos, ventrículos e câmeras”, disse o professor Tal Dvir, da Escola de Biologia Celular Molecular e Biotecnologia TAU.

O processo envolveu uma biópsia de tecido adiposo de um paciente, após o que os materiais celulares e celulares foram separados. Enquanto eles foram reprogramados (para se tornarem células-tronco pluripotentes, e depois cardíacas ou endoteliais), a matriz extracelular, uma rede de macromoléculas extracelulares, como colágeno e glicoproteínas, foi transformada em um hidrogel personalizado que serviu como tinta “impressora”.

Após as células diferenciadas foram misturadas com bio-tinta e utilizadas para impressão 3D de áreas imunocompatíveis específicas do paciente do coração com vasos sanguíneos e, posteriormente, de todo o coração. O processo de impressão demora cerca de 3-4 horas.

Nesta fase, o coração impresso é projetado para um coelho. Será necessário passar por um processo de maturação em biorreatores, a fim de manter as células vivas e cultivá-las para o coração em tamanho real. O processo de maturação levará cerca de um mês, após o qual os pesquisadores irão transplantar corações para animais, como ratos, para testes. Os cientistas esperam que isso aconteça em um ou dois anos. A esperança é que daqui a 10 anos, os impressores de órgãos apareçam nos melhores hospitais do mundo, e tais procedimentos serão realizados regularmente.