Pés impressos para treinamento de cirurgiões
Pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul desenvolveram uma iniciativa para estudar cirurgia ortopédica. Isto é especialmente útil para pessoas com diabetes, porque só na Austrália existem até 4.000 amputações por ano. “O cuidado com os pés é incrivelmente importante para as pessoas com diabetes, pois mesmo um pequeno corte pode ter consequências desastrosas, incluindo úlceras nas pernas, lesões nos membros inferiores ou amputação.”
Usando a impressão 3D com poliuretano termoplástico, os pés especiais são feitos com cavidades que imitam as feridas. Em seguida, essas cavidades são preenchidas com uma mistura de caldo de galinha e açúcar em pó para visualizar a úlcera. Ao mesmo tempo, a equipe é criativa, porque existem muitos tipos de feridas nos membros.
“Modelos tridimensionais de pés e imitações de lesões nos permitem oferecer uma ferramenta de aprendizado realista e segura para os alunos praticarem suas habilidades em usar um bisturi antes de começarem os testes clínicos, tudo sem estresse ou ansiedade sobre o tratamento real do paciente.” .
Leva uma semana para fazer um pé assim. Neste caso, o custo de produção – 4 dólares! Isso prova mais uma vez a viabilidade das tecnologias 3D em matéria de educação, que é usada por várias universidades ao redor do mundo.