140 componentes impressos em 3D para a segunda torre mais alta de Seattle
A 3Diligent, fornecedora de serviços com sede na Califórnia, imprimiu 140 nós externos exclusivos para as paredes de cortina da Rainier Square Tower, que está sendo construída em Seattle.
Rainier Square Tower é um arranha-céu multiuso no centro de Seattle. A torre de 58 andares, com 260 metros de comprimento, será o segundo edifício mais alto após a conclusão da construção. Um projeto no valor de 600 milhões de dólares está previsto para ser concluído em 2020. Será o maior edifício construído desde 1985.
A Walters & Wolf contratou a 3Diligent para produzir 140 unidades exclusivas que variavam em tamanhos de até um pé cúbico. A torre terá uma visão única “inclinada”, começando de uma base larga e gradualmente ficando mais fina em direção ao topo. Por causa disso, o sistema de revestimento para cada piso terá um ângulo diferente e exigirá geometria complexa para se combinar perfeitamente entre si.
Com base nos requisitos e na geometria dos nós, a 3Diligent criou protótipos usando moldagem e impressão 3D, depois os objetos foram montados em blocos para fachadas antes de realizar testes de simulação. As peças foram enviadas para testes independentes para um laboratório em Fresno, Califórnia, onde foram testadas quanto a rachaduras, adesão ao silicone e a capacidade de permanecer à prova de água e ar.
Em última análise, a Walters & Wolf preferiu protótipos impressos em uma impressora 3D, em vez de feitos por fundição. “Verificamos os protótipos das duas tecnologias e, eventualmente, escolhemos a impressão 3D devido à precisão dimensional e à confiabilidade do design que ela nos proporcionou.”
Na minha opinião, isso é ótimo.